A correria do dia a dia, o fim do expediente do trabalho ou até mesmo uma atividade física te deixam exausto(a) além do normal? Cuidado! Isso pode ser um sinal de que sua resistência física pode estar baixa.

Praticar exercícios ou qualquer outra atividade que envolva grupos musculares e o sistema respiratório por um tempo prolongado sem perder a qualidade na execução é o que chamamos de resistência física.

Ninguém nasce apto a praticar exercício físico. A resistência é fruto de um treinamento e uma rotina seguida à risca. Quem nunca correu na vida, por exemplo, pode não entender como atleta profissional consegue passar horas correndo, conseguindo alcançar vários quilômetros de distância. Mas a resistência desses atletas é adquirida com a prática disciplinada de treinos e muita dedicação.

A resistência não está ligada somente às atividades cardiovasculares como pedalar e correr, a força muscular também precisa ser trabalhada. Por isso, listamos cinco dicas para aprimorar a capacidade física e ter mais qualidade de vida.

1. Alterne dias de treinos físicos e cardiovasculares:

Não pratique apenas treinos cardiovasculares, isso lhe impedirá ter uma maior resistência física. Inclua na sua rotina a musculação, por exemplo. É interessante se juntar a corrida, costumeiramente, com os exercícios praticados na academia.

2. Tenha uma alimentação balanceada:

A alimentação é essencial para que deseja ter uma boa resistência. Duas horas antes de praticar a atividade física, faça uma refeição leve e beba bastante água, isso porque permanecer hidratado(a) é preponderante. Logo após atividades cardiovasculares, como a corrida, por exemplo, é interessante que se consuma bastante carboidratos complexos, presentes em massas, por exemplo.

3. Descanse:

Tendo um bom descanso após as atividades, você, além de recuperar a musculatura, evitará o stress e a ansiedade, que são verdadeiros inimigos da resistência física e da qualidade de vida.

4. Motive-se:

A motivação é um dos fatores essenciais não só para o aumento da resistência física, mas também para uma boa qualidade de vida física e mentalmente. Se a pessoa está motivada para conseguir tal desafio ( objetivo), a oxigenação cerebral é maior o que proporciona sensações de prazer, facilitando o alcance da resistência física.

5. Não fume:

Essa dica é ideal não só para quem quer ter uma boa resistência física, mas uma vida saudável não inclui o cigarro na lista de tarefas. Portanto, evite a nicotina. Caso seja fumante, não faça uso desse produto entre uma hora antes e depois da atividade física, isso porque durante esse intervalo de tempo, os alvéolos estão abertos, absorvendo, assim, a nicotina com maior facilidade.

Lembrando que os resultados não aparecem da noite para o dia. Conforme já foi dito, a resistência é consequência de uma disciplina de treinos, da persistência e da dedicação.

Outro ponto importante é saber respeitar seus próprios limites. Obedeça os horários de alimentação, mantenha o corpo hidratado e não faça atividades que vão além da sua capacidade. Dessa maneira, você evita lesões graves e não atrapalha o processo gradativo de aumento da resistência física.

Seguir a rotina é muito importante, mas vale entender que os resultados desejáveis vêm a longo prazo. É interessante também que não se quebre os hábitos que foram adquiridos quando foram traçados os objetivos. Uma simples titubeada pode colocar tudo a perder, portanto, mãos à obra!

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: