Seja para perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente incluir atividades físicas na rotina, o fato é que cada vez mais pessoas estão frequentando as academias em busca de qualidade de vida e um corpo mais saudável.

Mas, na hora dos treinos, mesmo para quem já pratica há algum tempo, sempre surgem algumas dúvidas. Uma das mais comuns é: atividade aeróbica antes ou depois do treino? Qual o melhor?

A resposta é: Depende.

Não existe o momento certo ou errado para encaixar o aeróbico durante os treinos de musculação. O que vai definir isso é o seu objetivo. Quem deseja ganhar massa magra, por exemplo, pode ter essa meta prejudicada com os exercícios aeróbicos praticados antes do treino. Isso acontece porque durante o aeróbico você perde energia e glicogênio, substância fonte essencial para o ganho de força e de massa muscular, podendo fazer com que você perca sua performance no treinamento de força. Então se esse for o seu objetivo, recomenda-se que você faça exercícios aeróbicos depois do treino de musculação.

Para quem deseja perder peso, a prática de exercícios aeróbicos é recomendada após a hipertrofia. Cerca de 20 ou 30 minutos de duração é o essencial. Isso porque, como o glicogênio já estará desgastado, o corpo começará a utilizar a gordura como combustível para o músculo aguentar a corrida, por exemplo.

Para quem tem o objetivo de melhorar a performance na corrida, o ideal é que o treino aeróbico seja realizado antes da musculação. O desempenho de um exercícios não trará prejuízo para o desempenho do outro. Nas provas de corridas, o que se é medido é a resistência, não a força, por isso o atleta não vai precisar poupar glicogênio para a musculação. O exercício aeróbico vai melhorar sua elasticidade arterial e sua resistência, distribuindo oxigênio pelo corpo, deixando-o apto para uma prova de grande duração.

Importante

O exercício aeróbico mal praticado pode fazer com que você perca massa muscular e, em muitos casos, acumula até gordura. Pois é, muitas vezes você passa horas na esteira ou mesmo na bicicleta, a fim de perder aqueles quilinhos ganhos no final de semana, mas não é isso que vai acontecer.

O motivo desse resultado é porque, em excesso, o exercício aumenta a produção de cortisol, fazendo com que a massa muscular seja perdida, além disso, deixa o metabolismo mais lento, resultando no acúmulo de gordura.

Caso o seu treinamento de musculação seja menos produtivo, ou por você estar cansado, ou mesmo por não estar afim de praticar alguma atividade física, é legal ter cuidado também, pois um exercício mal praticado pode prejudicar o exercício aeróbico feito após o treino.

Portanto, a necessidade da prática do exercício aeróbico antes ou depois do treino de musculação vai depender do objetivo final do praticante com a atividade física. Para saber em qual se encaixa, defina o seu!

Bom treino!


Já sabe da novidade?
Agora a Greenlife conta com o Nutri Green Online, acompanhamento nutricional , para lhe ajudar a obter os melhores resultados.

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: