A prática esportiva desenvolve potenciais físicos e mentais e ajuda a trabalhar a disciplina

Arte Marcial criada no Japão, o judô tem como filosofia integrar corpo e mente, sendo uma ótima opção esportiva para crianças, podendo agregar diversos benefícios físicos e mentais aos pequenos.  

O judô, além de esporte de contato, é também uma atividade educativa para evolução física e psíquica das crianças, além de ter uma finalidade ética e filosófica bastante positiva. Para os pequenos, a obediência às instruções do sensei ajuda a perceber a importância do respeito pelos outros.

Por trabalhar sob a capacidade física, intelectual e moral da rígida doutrina japonesa, a prática é indicada para início a partir dos cinco anos, período de grande importância para o desenvolvimento da criança. “Nesta idade procuramos trabalhar o lúdico, onde elas aprendem brincando, quase sem nenhum contato físico nas primeiras aulas, focando os treinos em técnicas de amortecimento de quedas, ensinando- as a cair primeiro, para que possam se erguer e aí sim projetar o adversário ao solo”, destaca Ricardo Marques, professor de judô na Greenlife Academias.

As primeiras aulas são introduzidas com cautela. O começo é focado em treinos de amortecimento de quedas, com o objetivo de ensinar aos pequenos a se erguer, conforme explica o professor. “Primeiro ensinamos a cair sem se machucar para poder ensinar a projetar, sempre ressaltando o respeito ao coleguinha de treino. Também fazemos aquecimento com brincadeiras voltadas aos movimentos do judô, e conversas sobre a história do esporte e do respeito mútuo entre os praticantes.”, afirma Ricardo.

Considerado um esporte educativo, o judô possibilita desafios físicos e mentais, favorecendo a identidade social e grupal. Através de técnicas de autodefesa, a criança melhora o equilíbrio corporal, compreende o sentido de disciplina e de respeito nas ações e reações, desenvolve a segurança e a autoconfiança. Aprende, ainda, a lidar com suas limitações e a controlar suas emoções.

Benefícios do judô para crianças.

O esporte como ação educativa pode proporcionar às crianças um ambiente promotor de saúde e diversas habilidades. “O judô abrange todas as possibilidades psicomotoras (localização espacial, perspectiva, ambidestria,
lateralidade, jogar, puxar empurrar, rastejar, pular, cair, coordenação conjunta, etc)”
completa Ricardo. Ele ressalta também que a criança aprende a controlar mais a ansiedade e aumenta a velocidade de raciocínio.   

Diferente de outras lutas, o judô traz em seus movimentos o respeito pelo adversário. Você consegue derrotá-lo, mas sem violência e não existe um perfil ideal para praticar. De crianças a idosos, todos podem.  “Independente de idade, sexo, peso, etc. Todas limitações físicas podem são superadas através de treino e dedicação”, diz o professor.

Na Greenlife, Ricardo conta que as aulas são sempre muito alegres e as crianças costumam se dedicar bastante. “Os alunos não faltam aos treinos. Eles brincam se divertem e aprendem o verdadeiro sentido do Caminho Suave (Judô em Japonês).”      

CONTINUE NO BLOG
LEIA TAMBÉM: